LET A25: atividade de reflexão e avaliação sobre o texto “Ler Devia Ser Proibido”

BOAS VINDAS para as colegas integrantes do curso da LET A25 – O Cânone Literário Brasileiro.  O blogue KUKALESA está à disposição para a partilha de referências e como canal de comunicação extra-classe. Postagens regulagens serão feitas aqui tendo em vista complementar nosso trabalho presencial. PARTICIPEM NOS COMENTÁRIOS!

QUESTIONÁRIO:

1- Guiomar de Grammont recorre a uma ironia desconcertante para denunciar a falta de interesse dos brasileiros por literatura.  Em sua opinião, quais as atitudes que a(o)s professora(e)s devem assumir  para enfrentar essa situação?

2- O que você sabe acerca de Dom Quixote e Madame Bovary? Seria possível indicar semelhanças entre essas figuras e personagens da literatura brasileira, tais como Policarpo Quaresma e Capitu? Você consideraria que esses personagens podem ser trabalhados de maneira produtiva na formação intelectual e moral dos jovens?

3- Afirma Grammont que “Sem ler, o homem jamais saberia a extensão do prazer”. Para você, quais as características que um texto deve ter para poder proporcionar uma experiência de leitura prazerosa?

4- Para GG, a leitura amplia nosso potencial para a imaginação e a fantasia. Indique situações concretas da vida profissional ou das relações sociais nas quais esse potencial pode se mostrar decisivo para o sucesso.

5- “Seria impossível controlar e organizar a sociedade se todos os seres humanos soubessem o que desejam”. Posicione-se acerca dessa ideia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s