Descolonizando o imaginário através das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Ojeikere2

Na LET C47, o prosseguimento da discussão teórica depois do recesso se pautará numa bibliografia que possibilite entrelaçar aspectos conceituais sobre o cânone, a problematização dos efeitos instituintes das heranças coloniais e distintas perspectivas sobre as especificidades das literaturas africanas em língua portuguesa. Abaixo seguem links para cópias de textos básicos e complementares.

RUI, Manuel. Eu e o outro — o invasor ou em poucas três linhas uma maneira de pensar o texto. (Comunicação apresentada no Encontro Perfil da Literatura Negra. São Paulo, 23/05/1985).

DUARTE, João Ferreira. Cânone. In: E-dicionário de termos literários de Carlos Ceia.

HAMILTON, Russel G. Introdução. In: SALGADO, Maria Teresa e SEPÚLVEDA, Maria do Carmo. África e Brasil: letras em laços. São Caetano do Sul: Yendis Editora, 2006.

KANDJIMBO, Luís. Escrita e vertigem dos livros / Identidade e filosofia política. In: Ideogramas de Nganji. Exercícios angolanos de ler e parafrasear. Lisboa: Novo Imbondeiro, 2003.

REIS, Roberto. Cânon. In: JOBIM, José Luis (org). Palavras da crítica: tendências e conceitos no estudo da literatura. Rio de Janeiro: Imago, 1992.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s