imagens, vozes & contextos da poesia negra brasileira

semog limeira

Registro integral, em vídeo (clique nas imagens para acessar), do II Encontro Ogum’s Toques ocorrido dia 22/8/2013 no CEAO, homenageando dois referenciais da poesia negra-afro-brasileira: José Carlos Limeira e Éle Semog.

arcoiris ogums mulata
O conjunto de poemas, memórias e reflexões partilhadas no evento por esses veneráveis militantes da palavra traçou um instigante panorama das lutas pelo reconhecimento e afirmação que têm sido empreendidas pel@s negr@s no Brasil, considerando os últimos quarenta anos. De maneira clara, precisa e embasada, demandas e dilemas centrais desse processo foram colocados em foco, lançando-se luzes e densos questionamentos sobre temas como as políticas de cotas e os índices absurdos da violência racial brasileira.

atabaques ogums bunda

As falas de Limeira & Semog não deixam dúvidas quanto à importância estratégica da efetivação da lei 10639 para a formação de mentalidades antirracistas e para a reconstrução/renovação cultural dos afrodescendentes e da diversidade brasileira, cabendo às artes e à literatura um papel seminal nesses aprendizados da negritude/negrícia/blackitude, da interculturalidade e dos caminhos históricos a serem trilhados para a ampliação de sentidos para a liberdade e a dignidade, a nível pessoal ou coletivo.

Enfim, um vídeo que condensa e atualiza o vigor crítico da voz dos Atabaques, o tremendo poder de transformação que irradia dos Arcos-Íris Negros. Certamente merecedor de larga disseminação, atenta assistência e profundo debate!

semog limeira youtube

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s