a modelização do corpo branco & seus efeitos na construção das subjetividades de crianças negras: um vídeo impactante

 

lapis de cor yt

Documentário de estudante da UFRB estréia no canal Futura

O documentário “Lápis de Cor” de direção de Larissa Santos, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, estreou na última terça-feira, 22 de abril, no programa Sala de Notícias do canal Futura. O filme, que aborda a representação racial no universo infantil, foi produzido com apoio do edital de curtas universitários do canal.

Com duração de aproximadamente 13 minutos, o curta mostra principalmente a maneira como crianças negras são afetadas pelo padrão de beleza eurocêntrico, revelando a ação silenciosa do racismo na infância. Larissa Santos, que também integra o movimento de cinema negro “Tela Preta”, diz que o projeto proporciona às crianças uma reflexão sobre as questões raciais na infância.

Segundo a diretora, o filme foi pensado a partir da disciplina Documentário II, com orientação da professora Amaranta César. O título “Lápis de cor” nasceu a partir da ideia da diversidade de cores, fazendo referência ao lápis conhecido como “cor de pele” que é de tonalidade bege. “Essa é a cor que as crianças utilizam para se representar e também as pessoas do seu convívio, mesmo quando as pessoas a serem representadas são negras”, destaca a estudante.

Além de crianças, o filme também tem adultos como público-alvo, pois, segundo a autora, eles são uns dos principais responsáveis pela afirmação, aceitação e autovalorização das crianças negras. O documentário também tem o objetivo de ser parte de um projeto de material pedagógico, que, de acordo com Larissa, vai além da linguagem audiovisual, fortalecendo a lei nº 10.639 nas escolas. Esta lei estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas instituições de ensino para alunos do ensino fundamental e médio.

Assista o filme na página do Canal Futura no YouTube (clique na imagem). Mais informações na página do filme no Facebook.

FONTE: Agência de Notícias UFRB

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s