LET C53–Narrativas Africanas de Língua Portuguesa: iniciando aprendizagens

ger_utopia capa leya
SANTOS, Boaventura de Sousa. Uma nova política emancipatória. In: Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. Tradução Mouzar Benedito. São Paulo: Boitempo, 2007.

MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. In: BRANDÃO, André Augusto (org.). Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Niterói: EdUFF, 2004. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação – PENESB, Rio de Janeiro, 05/11/03.

A proposta deste curso da LET C53 é a de estimular leituras dialógicas do romance A geração da utopia, ou seja: leituras que se apropriem dos discursos e sentidos que esta obra provê sobre a história recente de Angola, enfocando questões centrais relativas à independência e à construção nacional, para suscitar outras leituras, outras interpretações e outros discursos acerca dos significados e implicações da utopia em nossas vidas.

O documentário linkado a seguir, Era das Utopias, do cineasta Silvio Tendler, apresenta um cuidadoso trabalho de retrospecção e de articulação polifônica de ideias sobre a utopia, constituindo material útil para ajudar na abertura de caminhos para esses outros, incluindo-se assim entre as referências complementares para o nosso curso, nesse momento de iniciação.

era utopias yt

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s