Para iniciar uma reflexão crítica sobre as relações entre colonialismo, cultura e educação

rosaventos1

Conceito e problema incontornável para a compreensão estético-cultural das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa, assim como do surgimento e dos objetivos do movimento da Negritude, o colonialismo apresenta-se como um tema transversal, que será trabalhado em nossos cursos a partir de referências e abordagens diversificadas. A listagem de links a seguir (em construção) remete para uma bibliografia introdutória, composta a partir de perspectivas pedagógicas, literárias, históricas e antropológicas.


CANDAU, Vera Maria Ferrão, OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. In: Educação em Revista. v. 26. n. 1. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, abr. 2010. p.15-40.

TEIXEIRA, Anísio. Valores proclamados e valores reais nas instituições escolares brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, v.37, n.86, abr./jun. 1962. p.59-79.

diogocouto_naufragio2

Anúncios

Um comentário sobre “Para iniciar uma reflexão crítica sobre as relações entre colonialismo, cultura e educação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s