Descolonizando através da diferença literária africana

leopardo Kajama pediu à cegonha Kumbi_LUSONA

PROGRAMA C47 (2017-1)

FERREIRA, Manuel. Dependência e individualidade nas literaturas africanas de língua portuguesa. In: O discurso no percurso africano I. Lisboa: Plátano, 1989.

MOUTINHO, Mário. As bases da ideologia colonial / A justificação da colonização pela negação do indígena / A Imagem do indígena. In: O indígena no pensamento colonial português (1895-1961). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, 2000.

MATA, Inocência. A literatura, universo da reinvenção da diferença In: A literatura africana e a crítica pós-colonial: reconversões. Luanda: Editorial Nzila, 2007.

CASTIANO, José. Sabedoria tradicional e educação actual. In: HOUNTONDJI, Paulin (org.). O antigo e o moderno. A produção do saber na África contemporânea. Tradução de M. Ferreira, G. Sousa, P. Patacho e A. Medeiros. Mangualde (Portugal): Edições Pedago, 2012.

NOGUERA, Renato. Denegrindo a educação: Um ensaio filosófico para uma pedagogia da pluriversalidade. In: Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. Número 18: maio-out/2012, p. 62-73.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s