Sobre

Segundo o Dicionário Kimbundu-Português organizado por Katulembe, a palavra KUKALESA significa “averiguar, pesquisar, indagar”. Buscando dar suporte a um conjunto diversificado de perguntas, de problemas, de estudos e de aprendizados, o blogue KUKALESA se apropria desse significado para dar continuidade a um trabalho que, assentando numa perspectiva diaspórico-comparativista e filiando-se a um compromisso pedagógico emancipador, procura contribuir para leituras e interpretações diferenciais sobre a diversidade cultural brasileira. Metodologicamente, esta diferença é constituída a partir de um enquadramento africanizante, de um ponto de vista que pretende refletir sobre o Brasil mediante um dialogismo intenso com sentidos, discursos e produtos de matriz africana. O programa de atividades que consuma esse trabalho articula-se, presentemente, ao exercício do cargo de professor adjunto de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

As postagens no KUKALESA abrangem, primariamente, assuntos e materiais relativos às disciplinas ministradas e às atividades acadêmicas de pesquisa e extensão por mim realizadas, de acordo com os parâmetros definidos acima. Suplementando essa pauta, a blogagem aborda, destacadamente, as seguintes temáticas: educação brasileira, ação e reflexão antirracistas, questões políticas e identitárias afrolusobrasileiras, crítica cultural contemporânea.

Híbrido pela própria natureza, o KUKALESA é tanto projeto quanto percurso, tanto portal quanto encruzilhada. Para brotar agora assim, o KUKALESA muito aprendeu com seus irmãos rizomáticos, o LUSOLEITURAS e o MUJIMBO, fontes perenes de inspirações e interlocuções.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s